Tempere a gosto!

Freqüentemente eu sou questionado sobre alimentação. Claro, todo mundo me ouve falar de cachorros-quentes e McDonalds, Milk Shakes de Ovomaltine e coisas do gênero. Mas também me ouvem muito falar de cozinhar. Eu não sou um Ás do fogão, mas eu curto cozinhar sim. Inclusive, cozinho bastante. Arroz e carne; Macarrão com molho branco ou de tomate com bacon, calabresa – uma vez até fiz com frango! Não é difícil, só requer um pouco de prática e paciência.

E essa é a pergunta que me fazem: “e você cozinha todo dia?”. Eu estou a cada dia descobrindo um pouco mais sobre esse ritual diário de cozinhar. E sobre isso, posso falar que, a meu ver, cozinhar é muito bom quando você dá ao “ritual” a sua cara. Eu me sinto extremamente feliz em cozinhar ouvindo minhas músicas bem alto e tomando uma taça de vinho. Fazer uma coisa com a sua cara também ajuda. Pra dar um exemplo, atualmente “a minha cara” é Curry, Alho e Azeite em quase tudo o que eu cozinho! Deixei a pimenta um pouco de lado, não sei bem o porquê.

O que eu curto também é tornar a cozinha um laboratório. Sabe aquelas técnicas de pesquisa onde você muda uma variável, mantém tudo o mais constante e analisa as diferenças nos resultados? Faço isso constantemente enquanto cozinho! Por exemplo, dia desses fiz um molho branco bem simples, usando farinha de trigo. Outro dia fiz exatamente a mesma coisa, mas usando Maizena, só pra analisar as variações do sabor!

Outras coisas ajudam também. O ambiente da sua cozinha deve estar do seu agrado. Parando agora pra pensar, quando eu penso “vou limpar a casa!” eu sempre começo pela cozinha. Utensílios bonitos (os utensílios podem ou não ser úteis, fique a vontade =D) e bem dispostos. E o acompanhamento pra comida? Um filme? Um episódio de True Blood? E um vinho? Cerveja? Ah, e fora isso, eu, no momento, estou lendo um livro chamado “Uma História Comestível da Humanidade“. Fantástico! Conta a história da humanidade mostrando como os alimentos são o motor (ou, pelo menos, uma grande influência) de [quase] todas as transformações! Ver como as especiarias levantaram e derrubaram economias, espalharam religiões, criaram cidades… é muito interessante!

Bom, é isso aí! E aliás, tô sempre procurando novas receitas, e aceito sugestões! =]

3 Respostas to “Tempere a gosto!”

  1. Driele Says:

    Gentileza convidar-me para almoçar!!!!!! =) Chega deu água na boca ler esse poste sobre macarrão com molho branco e uma taça de vinho!! hmmmmmmmmmmmm /baba

  2. Morais Says:

    Eu tb cozinho bastante, especialmente massas e pratos que sozinhos são uma refeição (tipo risoto, omeletes e saladas). Não curto muito o lance do vinho, mas a música muda completamente o sabor da comida. Tb não sou muito de seguir as receitas, normalmente eu dou uma lida e faço do meu jeito. Sempre fica bom, porém nunca tentei fazer um bolo (reza a lenda ser complicado).

  3. Flávia Ferrari Says:

    Bixo!
    Cozinhar pra mim começou como uma necessidade, igual a sua!
    Morando sozinha, cansada de comer fora ou das comidas fáceis! Já tinha esgotado toda a minha criatividade para incrementar e deixar o miojo com cara de comida!
    Decidi cozinhar algo mais elaborado! E REALMENTE é um prazer! Comecei por meu prato favorito, Strogonoff, super fácil! Recomendo!
    Depois me peguei evoluindo para pratos mais elaborados, frango assado, carne, legumes temperados..

    Quanto ao macarrão molho branco, já experimentou com alguns tipos de queijos no molho, e noz moscada? Principalmente noz moscada! Hummm delicious! kkkkkkkkkkkk

    O vinho e a música são essenciais na hora de cozinhar!
    Já o filme é necessário pra esquecer que não tem companhia pra comer..

    Odeio comer sozinha, e só um episódo de qqer seriado mascarava um pouco isso!

    Deu até saudade de cozinhar agora!

    Acho que vai rolar um risoto de camarão mais tarde!
    haha!


Deixe um comentário

